O Que é Dieta Low Carb?【Alimentos Permitidos e Cardápio Exclusivo】

O que é Dieta Low Carb? Nós falamos sobre low carbs para se referir a um estilo de vida pobre em carboidratos. Comer alimentos gordurosos não vai fazer você engordar, muito carboidrato, no entanto…

Quando você tem uma dieta muito rica em açúcar, o pâncreas vai produzir insulina em excesso para regular o nível de glicose no sangue.

o que é dieta low carb

A insulina usa todo esse açúcar para produzir e armazenar gordura. Quando o nível de insulina diminui, nosso corpo vai utilizar a gordura para produzir energia.

Uma dieta pobre em carboidratos permitirá que nosso corpo produza menos insulina, menos gordura e consuma energia diretamente nas reservas.

Na dieta low carb alimentos permitidos incluem proteínas e óleos. Há muitas receitas e os resultados são bastante promissores.

A seguir falarei um pouco mais sobre os benefícios da dieta low carb. Resultados e receitas que podem lhe dar um norte, caso você esteja ainda aprendendo sobre a low carb.

Um Pouco de História Sobre o Que é Dieta Low Carb

Por quase 150 anos, a partir do século 19 até o final da década de 1960, os médicos estavam efetivamente reduzindo a obesidade reduzindo drasticamente alimentos ricos em amido e açúcares de todos os tipos.

Em 1825, o autor culinário Jean-Anthelme Brillat-Savarin entrevistou mais de 500 obesos para entender seu comportamento alimentar.

Como resultado deste estudo, ele publicou The Physiology of Taste, onde ele compartilha uma particularidade que o atingiu: essas pessoas comiam muita comida rica em amido. Ele deduz que são os alimentos ricos em amido que causam a obesidade e que o açúcar piora as coisas.

Então, muitos médicos fizeram a mesma observação até a década de 1960, quando a guerra contra a gordura começou e os carboidratos foram reabilitados.

Limitar os Carboidratos é Voltar ao Básico da Nutrição

Por quase 150 anos, desde o início do século 19 até o final da década de 1960, os médicos e cientistas concordaram que, a única maneira eficaz de perder peso quando se é sedentário, é comer menos pão, macarrão, arroz, batatas e açúcar. No início dos anos 1970, mudança de rumo, os nutricionistas repentinamente defenderam a ideia de que a gordura é responsável pelo excesso de peso.

Essas recomendações seriam parcialmente responsáveis pelo aumento nos últimos anos de casos de obesidade e diabetes na população. A dieta Low carb voltaria as origens e tentaria provar que os vilões não são os carboidratos.

Como Começar?

As dietas low carb mais conhecidas são a dieta de Atkins e a dieta cetogênica. Atkins é muito eficaz para perda de peso e diabetes, enquanto a dieta cetogênica tem efeitos terapêuticos na diabetes, epilepsia, enxaqueca, câncer e doença de Alzheimer.

Em Low Carb, alguns nutricionistas oferecem mais de 101 receitas de baixo carboidrato adaptadas para a primeira fase da dieta Atkins e disponível em uma versão cetogênica. Basta você pesquisar por receitas low carb que encontrará várias disponíveis.

dieta low carb alimentos permitidos

O Cardápio de um dia de Low Carb – Resultados Rápidos

Pequeno Almoço

⦁ Infusão de chá, café e açúcar
⦁ 1 pão oopsie (receita abaixo) ou um bolo de amêndoas + manteiga

Receita de Pão Oopsie

Ingredientes Para 8 Pães:

⦁ 3 ovos
⦁ 100 g de queijo creme natural (tipo Filadélfia)
⦁ 1 pitada de sal
⦁ 1/2 colher de sopa de bicarbonato
⦁ 15 g de psyllium
⦁ 1 colher de sopa de orégano seco

Modo de Preparo

Separe as claras das gemas. Bata as claras na neve com o sal muito firme. Misture as gemas e o cream cheese com o orégano.

Misture o psyllium e o bicarbonato de sódio. Mexa delicadamente as claras na mistura de gema de ovo, sem quebrá-las. Coloque 8 pequenas pilhas de massa em uma assadeira no forno pré-aquecido a 150 °C. Cozinhe cerca de 25 minutos, até dourarem.

Café da manhã

⦁ Espetos de tofu marinados com molho de tamari
⦁ Legumes salteados em estilo japonês
⦁ Carambola para morder ou 50 g de framboesas

Jantar

⦁ Hambúrguer Christophine
⦁ Pepinos marinados
⦁ 1 infusão

Para Perda de Peso

Em 2015, uma meta-análise de 1797 pacientes mostrou que a dieta baixa em carboidratos é mais eficaz para perda de peso do que uma dieta com baixo teor de gordura e pode reduzir risco de doenças cardiovasculares.

Low Carb Para Diabetes

A dieta com baixo teor de carboidrato muitas vezes levou a melhorias significativas nos níveis de glicose e lipídios no sangue em diabéticos tipo 2.

Uma revisão de estudos publicados em 2018 em um Jornal Europeu, por exemplo, mostrou os efeitos positivos da dieta baixa em carboidratos na hemoglobina glicosilada HbA1c (o marcador de controle do diabetes).

Low Carb Para Doenças Cardiovasculares

A dieta baixa em carboidratos geralmente reduz os fatores de risco para essas doenças: perda de peso, redução de açúcar no sangue, triglicerídeos, pressão arterial quando há hipertensão. No entanto, nenhum estudo mostrou ainda que esse tipo de dieta leva a menos doenças cardiovasculares.

Na Prática

A dieta low carb não é para todos; pode ser difícil seguir a longo prazo. Esta dieta é especialmente recomendada para pessoas com excesso de peso e/ou com níveis elevados de açúcar no sangue.

Uma alternativa não é reduzir os carboidratos, mas escolher melhor qualidade. Esta é a dieta gastrointestinal.

O Que é a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica é uma dieta low carb, rica em lipídios que se desvia dos hábitos de consumo humano e recomendações para a população em geral.

Desde 2006, foi recomendado os seguintes percentuais de ingestão calórica: 40 a 55% para carboidratos, 30 a 40% para gorduras (lipídios) e 15 a 29% para proteínas.

dieta low carb receitas

Por sua parte, depois de ter aconselhado por muito tempo uma dieta muito rica em carboidratos (50 a 55%) e baixa em gordura (30 a 35%), as autoridades sanitárias da OMS fizeram recentemente recomendações semelhantes, 40 a 55% da ingestão calórica na forma de carboidratos, 35 a 40% na forma de lipídios e 10 a 20% na forma de proteínas.

Este modo de dieta restringe os carboidratos para forçar o corpo a usar lipídios como fonte de energia, para produzir corpos cetônicos e, portanto, para atingir a cetose (quando o corpo usa principalmente corpos cetônicos como fonte energia).

Agora você já sabe o que é dieta low carb e quais são os alimentos permitidos. Porém, lembre-se de consultar o médico antes de iniciar a dieta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!