DRENAGEM LINFÁTICA EMAGRECE? MITO OU VERDADE?
De uns tempos para cá vários tratamentos estéticos entraram na moda, principalmente com a adesão de celebridades do momento.
Obviamente cresceu também o interesse em saber que benefícios eles podem trazer aqueles que neles apostam.
Assim sendo, a dúvida da vez é a seguinte: será que fazer drenagem linfática emagrece? Isso é um mito ou de fato é verdade?
É o que vamos descobrir agora!
Índice De Conteúdo
Como Funciona a Drenagem Linfática?
Antes de sabermos se a drenagem linfática emagrece ou não devemos entender como esse processo funciona. A proposta é fazer manobras manuais de pressão e velocidade bem específicos, para que assim os líquidos excessivos nos vasos linfáticos se desloquem, diminuindo o acúmulo existente em certas regiões, como o culote, a barriga e o bumbum, entre outras.
A abordagem como um todo é bastante suave e lenta, mas tende a retirar do organismo os resíduos do metabolismo celular que prejudicam e muito o seu funcionamento.
Quais São as Indicações?
Até onde se sabe não há contraindicação para a drenagem linfática. A gestação é talvez a época em que a mulher está mais vulnerável e mesmo nesse momento da vida a massagem terapêutica é altamente recomendada. Obviamente em alguns casos ela é ainda mais indicada.
Por exemplo, após uma cirurgia ou durante a gravidez ela costuma ser de grande valia para diminuir inchaços e aplacar dores.
Mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual) também se beneficiam muito da drenagem linfática. O motivo disso é que os principais sintomas desse período (alteração de humor, vontade de comer doce, insônia, irritabilidade, ansiedade, comportamento depressivo, inchaços, dor, enxaqueca, entre outros) são tratados durante essa massagem.
A relação se encontra no fato de que durante a TPM os vasos sanguíneos incham, o que complica a circulação de oxigênio pelo corpo.
Com os movimentos de pressão e força o sistema circulatório volta a funcionar plenamente, o que faz com que os sintomas trazidos pela má oxigenação do corpo sejam inibidos ou até mesmo instintos.
Outro ponto favorável a drenagem linfática é que ela diminui a celulite, pelo menos se as inflamações estão no comecinho e não totalmente instauradas no corpo.
A celulite, seja qual for a sua razão de origem (alimentação ruim, sedentarismo, bebida, cigarro, alterações hormonais e causas genéticas), acaba retendo líquidos nas células, o que deixa os tecidos mal oxigenados e endurece a região, fazendo com que nódulos apareçam.
A drenagem linfática serve justamente para eliminar esse excesso de líquido retido, o que quebra de uma vez por todas o ciclo de aparecimento da celulite.
Drenagem Linfática Emagrece?
Respondendo enfim a tão aclamada pergunta: sim, podemos dizer que de certo modo a drenagem linfática emagrece. O motivo é que essa massagem acaba diminuindo a retenção de líquido em partes do corpo conhecidas por acumular muita gordura, como o abdômen e as coxas.
Além disso, ela faz com que o metabolismo se acelere bastante, o que torna mais fácil a queima de gordura.
Basta Fazer Drenagem Linfática Para Emagrecer?
Depende. Depende de que benefícios você quer obter, para começar. Se a intenção é utiliza-la como terapia ou para combater inchaços de alguma cirurgia ela por si só bastará.
Agora, se a sua vontade é modelar o corpo aí é interessante combinar o método com outros hábitos saudáveis, como a modificação de costumes alimentares negativos e a prática contínua de exercícios.
Sim, drenagem linfática emagrece mesmo, mas ela não faz milagres. É importante combinar a ela esforços para perder o peso que deseja e claro, para manter aquele que você vier a conquistar. Assim você manterá o seu corpo bonito e também terá saúde para dar e vender!
Seja o primeiro a comentar!