Emagrecer

Como Acelerar o Metabolismo Para Emagrecer [10 DICAS INFALÍVEIS]

Como acelerar o metabolismo naturalmente? Há também dúvidas quanto a idade, muitas pessoas também se perguntam como acelerar o metabolismo depois dos 40 anos? Irei responder esses e outros questionamentos ao longo deste artigo.

como acelerar o metabolismo

Estimule Seu Metabolismo Para Ficar Magra!

Metabolismo é o processo de transformação pelo qual queimamos nossas calorias. Este mecanismo desempenha um papel vital na nossa capacidade de perder gordura e, portanto, peso. Quanto mais alto, menos reservas são armazenadas.

São as diferenças no metabolismo que explicam porque algumas pessoas tendem a ganhar peso na menor lacuna, enquanto outras permanecem esbeltas. Por isso, é interessante estimulá-lo, especialmente porque diminui com a idade.

Muitas pessoas querem saber como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Esse questionamento envolve uma série de fatores e não é tão simples pois varia muito de pessoa para pessoa. Mas, é possível sim, acelerar o metabolismo de maneira saudável e consciente.

Perder Peso: Uma Questão de Equilíbrio

Quando o número de calorias absorvidas pela dieta é maior que o valor do metabolismo, ou seja, o número de calorias gastas, há armazenamento de sobras na forma de gorduras.

Para ficar magra, até mesmo perder peso ou mais precisamente gordura, você deve encontrar o equilíbrio certo, diminuindo as calorias absorvidas ou aumentando o seu metabolismo, ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo!

Acelerar o seu metabolismo significa aumentar o seu gasto de energia, ou seja, queimar mais calorias.

Atividade Física e Nutrição Direcionada Ajudam a Aumentar o Metabolismo

Uma atividade física, naturalmente aumenta o metabolismo: para atender às necessidades do momento, o corpo retira suas reservas para alimentar as células musculares. Este é o processo de catabolismo. A atividade física, a longo prazo, também aumenta o metabolismo basal.

Comer não traz apenas calorias: a digestão tem um custo energético maior ou menor dependendo do alimento a ser absorvido. Vamos rever algumas regras a seguir sobre como acelerar o metabolismo através da dieta.

Perca Gordura em Repouso!

Aumentar sua taxa metabólica basal significa queimar mais calorias em repouso, sem fazer nada, como dormir! É também em repouso que o nosso corpo queima mais gordura em proporção aos substratos degradados.

Um aumento de 1% no seu valor tornaria possível gastar, de acordo com a idade, peso e sexo, entre 10 e 20 kcal mais por dia, ou seja, 3600 a 7300 kcal ou 350 a 700 g de gordura por ano!

Como Acelerar o Metabolismo com Dieta

Comer menos para reduzir o número de calorias absorvidas começa com um bom princípio, mas não é suficiente para perder gordura, porque o organismo adapta o metabolismo de acordo, como se estivesse economizando.

como acelerar o metabolismo para emagrecer

Certamente perderemos alguns quilos nas primeiras semanas da dieta, mas isso se tornará mais difícil a partir de então.

Além disso, os quilos perdidos serão rapidamente ganhos assim que as privações terminarem, o corpo armazenando o excesso de calorias que ele conseguiu privar até agora.

Alimentos Para Focar

Alguns alimentos são mais difíceis de degradar do que outros. Este é o caso de carboidratos complexos (farinhas, etc.) e proteínas. Nosso corpo gasta mais energia digerindo esse tipo de alimento que os lipídios, por exemplo, de estrutura simples e armazenados quase como estão.

Assim, o valor de energia sozinho de um alimento deve ser tomado com cuidado, pois, no final, o número de calorias armazenadas também depende do tipo de alimento.

Para dar um exemplo, um bife de 100 kcal fará menos gordura que uma porção de manteiga de 100 kcal porque nosso corpo gastará muito mais para assimilar a carne do que armazenar os lipídios trazidos pela manteiga.

Coma Mais Vezes!

Esta ideia parece marginal, mas é bastante séria, desde que claro, não se coma mais em quantidade, mas se aumente o número de refeições! Ao aumentar a frequência das refeições, dividimos as calorias ingeridas de forma mais equitativa, permitindo uma maior termogênese.

Plano de 4 a 5 refeições por dia em um horário fixo, entre 1 e 2 intervalos entre as principais refeições, onde você vai comer proteína magra preferencialmente (frutos do mar, presunto magro, produtos lácteos) ou carboidratos complexos (cereais, frutas). Evite manter seu estômago vazio: isso retarda enormemente o metabolismo.

Não pule nenhuma refeição, especialmente o café da manhã. O último é muito importante porque acorda o corpo e estimula o metabolismo retardado por uma noite de sono. Evite gorduras e prefira carboidratos complexos, menos calóricos, mas favorecendo a termogênese.

Escolha fibras (cereais, de preferência integrais) por mais tempo para digerir e que lhe permitam aguentar mais tempo.

Respeite o Equilíbrio de Carboidratos, Proteínas e Lipídios

Se as proteínas favorecem a termogênese, ela não deve ser abusada. Faça uma dieta balanceada que respeite a quantidade de nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente – 30% de gordura, 55% de carboidratos e 15% de proteína.

Como regra geral, e além das sessões de treinamento com pesos que requerem mais proteína, recomenda-se não consumir mais de 0,8 g de proteína por quilograma por dia.

Ou seja, 55 gramas para uma pessoa que pesa 70 kg ou 180 a 280 kg. gramas de carne por dia (com base em 20 a 30% de proteína na carne). Evite carnes gordas (carne de porco, linguiça, etc.).

Promover Alimentos que Aumentem o Metabolismo

Alguns alimentos são conhecidos por aumentar o metabolismo, este é o caso de metilxantinas, incluindo cafeína (café, refrigerante, etc), extrato de chá verde, também conhecido por suas propriedades antioxidantes e amplamente utilizado em dieta.

O vinagre de maçã, alho, mel, frutas secas, óleos de peixe também são interessantes. Também é possível encontrar produtos que promovam o metabolismo.

Hidrate-se! A Falta de Água Retarda o Metabolismo.

Hidratar bebendo água regularmente, durante todo o dia, especialmente se você praticar esportes (A hidratação favorece o desempenho esportivo). A água é essencial para atividades relacionadas ao metabolismo, incluindo lipólise (quebra de gordura).

como acelerar o metabolismo depois dos 40 anos

Se você não beber o suficiente, seu metabolismo diminuirá. Além disso, enchendo o estômago, a água dá uma sensação de saciedade. Limpa e drena as impurezas. É essencial para a eliminação de toxinas e ácido lático fabricados durante os esforços e responsáveis por dores e cãibras.

Se você deseja saber mais sobre assuntos relacionados a emagrecimento, dieta e métodos para emagrecer, eu te convido a conhecer o mais inovador Método de Emagrecimento Saudável.

Esse método é tudo o que procura e precisa para emagrecer definitivamente!

Abração,
Eliana Cruz

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!